PLANO DE AULA
JUSTIFICATIVA
O projeto “Eu e o Meio Ambiente” surgiu do interesse de trabalhar junto com os alunos, a inclusão do ser humano com a natureza, a importância de mostrar a necessidade de interagir com propostas e atividades que estejam relacionadas com a nossa cidade em que vivemos. É importante que o professor incentive seus alunos a valorizarem as diferenças individuais e coletivo, trabalhando em um ambiente de cooperação e solidariedade com a classe, favorecendo a auto-estima. Mostrar aos alunos a importância da relação homem e natureza, de conhecer o ambiente onde vive e respeitando o espaço que eles precisam pra sobreviver.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver o conhecimento ajustando a si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetivas, físicas, cognitivas ética de inter-relação pessoal e social para agir com perseverança na busca de conhecimentos no exercício da cidadania, sabendo utilizar deferentes fontes de informações e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos, questionar a realidade formulando problemas e tratando de resolve-los utilizando para o uso, pensamento lógico, a criatividade a intuição a capacidade de análise critica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Desenvolver as habilidade intelectuais e sociais dos alunos, necessários a participação em grupo.
-Manifestar pensamentos críticos diante dos problemas sociais, econômicos e políticos.
-Organizar momentos de leitura livre que o professor também leia para os alunos .
-Propor situações lúdicas de jogos ( bingos, dominós,jogos de memória etc.)
-Questionar a realidade de cada aluno, formulando problemas e tratando de resolvê-los.
CONTEÚDOS CURRICULARES PCN'S: I e II CICLO
Ambiente seres vivos, ar, água, solo, luz e calor.
*Diferentes tipos de seres vivos( animais e plantas).
*Conhecendo os vegetais.
*Como são os seres humano ( corpo humano)
*Estado físico da água
*Poluição ( tipos de poluições)
*Prevenção de doenças
*Água na natureza
*Reciclagem do lixo.
METODOLOGIA
*Textos informativos
*Recorte, colagem
*Comparar diferentes ambientes naturais e construídos.
*Comparar o modo em que diferentes seres vivos realizam funções de alimentação, locomoção e reprodução.
*Buscar e coletar informações por meio de observação, experimentação, entrevistas e leituras de textos.
*Comunicação oral e escrita.
RECURSOS DIDÁTICOS NECESSÁRIOS
*Pesquisas,
*Vídeos,
*Entrevistas
*Leitura informativas,
*Música,
*Dramatização,
*Dança,
*Brincadeiras,
*Mapas conceituais,
*Desenhos livres e dirigidos,
*Jogos pedagógicos,
*Recorte, colagem,
*Histórias contadas e criadas,
*Lápis de cor,giz de cera, borracha, lápis, apontador.
*Internet
AVALIAÇÃO
Acontecerá a partir da observação diária nas atividade através de pesquisa e outras proporcionando ao professor avaliar e diagnosticar possíveis dificuldade que possam surgir durante o processo do ensino aprendizagem.
A partir da observação contínua o professor terá em mãos dados concretos que ajudarão a escolher estratégias adequadas para interferir no processo a fim de ajudar o aluno em suas dificuldades.
Salete e Mariane
Nenhum comentário:
Postar um comentário